Os trabalhadores em Educação do Município de Porto
Alegre através do seu Conselho de Representantes na ATEMPA apontaram a
necessidade de debater e propor a construção de um projeto político pedagógico da rede
municipal de ensino.
Nos últimos anos a ausência de debates que atendam às
demandas das escolas tem agravado cada vez mais as lacunas política pedagógicas.
Formações lançam temas aleatórios, parâmetros curriculares são compreendidos
como listagem de conteúdos, sistemas avaliativos são pautados em necessidades
estatísticas a serem capitalizadas pela administração, as prioridades são
definidas sem a participação da comunidade escolar. Nossa voz não é ouvida.
Para tanto, é necessário o debate coletivo na busca da construção de uma rede
educacional que garanta as condições de trabalho e comprometida com a educação
de qualidade.
Não basta reclamarmos da ausência de autonomia e das
condições de trabalho. Pensar acerca do projeto político pedagógico torna-se um
desafio. É necessário refletirmos coletivamente acerca do que pensamos sobre
nosso espaço de atuação profissional. Por isso convidamos os trabalhadores em
educação do município de Porto Alegre a realizarem este debate.
O Encontro de Educadores está sendo organizado por uma comissão
composta por representantes de escolas junto à Atempa e pela diretoria da
Associação. Entendemos que é fundamental a participação de todos os Educadores
das Escolas tanto no debate como na participação efetiva nos dois dias do
Encontro, 25 de agosto e 1º de setembro. Para tanto, sugerimos que estas datas
sejam incluídas no calendário de formação da escola, ou garanta a participação
de no mínimo dois educadores no Encontro dos Educadores que contará com
certificação devidamente registrada nesta entidade.
É oportuno esclarecer que os participantes receberão
certificação de 10h pela participação, fornecido pela Atempa.
O debate deve iniciar nas escolas indicando os temas
que nortearão os encontros que se realizarão nos dias 25 de agosto e de 1º de
setembro na sede do SIMPA.
Participe deste evento enriquecendo o debate a partir da própria escola.
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