quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atempa e escolas fazem o debate



Os trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre através do seu Conselho de Representantes na ATEMPA apontaram a necessidade de debater e propor a construção de um projeto político pedagógico da rede municipal de ensino.

Nos últimos anos a ausência de debates que atendam às demandas das escolas tem agravado cada vez mais as lacunas política pedagógicas. Formações lançam temas aleatórios, parâmetros curriculares são compreendidos como listagem de conteúdos, sistemas avaliativos são pautados em necessidades estatísticas a serem capitalizadas pela administração, as prioridades são definidas sem a participação da comunidade escolar. Nossa voz não é ouvida. Para tanto, é necessário o debate coletivo na busca da construção de uma rede educacional que garanta as condições de trabalho e comprometida com a educação de qualidade.

Não basta reclamarmos da ausência de autonomia e das condições de trabalho. Pensar acerca do projeto político pedagógico torna-se um desafio. É necessário refletirmos coletivamente acerca do que pensamos sobre nosso espaço de atuação profissional. Por isso convidamos os trabalhadores em educação do município de Porto Alegre a realizarem este debate.

O Encontro de Educadores está sendo organizado por uma comissão composta por representantes de escolas junto à Atempa e pela diretoria da Associação. Entendemos que é fundamental a participação de todos os Educadores das Escolas tanto no debate como na participação efetiva nos dois dias do Encontro, 25 de agosto e 1º de setembro. Para tanto, sugerimos que estas datas sejam incluídas no calendário de formação da escola, ou garanta a participação de no mínimo dois educadores no Encontro dos Educadores que contará com certificação devidamente registrada nesta entidade.

É oportuno esclarecer que os participantes receberão certificação de 10h pela participação, fornecido pela Atempa.

O debate deve iniciar nas escolas indicando os temas que nortearão os encontros que se realizarão nos dias 25 de agosto e de 1º de setembro na sede do SIMPA.


Participe deste evento enriquecendo o debate a partir da própria escola.

Nenhum comentário: