Diagnóstico
1.
Falta RH: prof especializado, SIR, monitores,
estagiários,
2.
Demora renovação RH
3.
Professores sem formação específica
4.
Alunos sem diagnóstico
6.
Nº elevado de alunos de inclusão na Escola
7.
Não atendimento de alguns alunos
8.
Turmas de progressão é exclusão
9.
Falta estrutura e material
10.
Inclusão social
11.
Inclusão que exclui, “exclusão social”
12.
Alunos de inclusão são promovidos sem diálogo
com professores que o atendem e sem observar o melhor lugar para que
desenvolvam aprendizagens
13.
SMED não possibilita Escolas de pensar os
espaços mais adequados a cada aluno de inclusão
14.
Falta de projeto de atendimento
15.
Falta rede de atendimentos
16.
Falta de acessibilidade
17.
Falta de assessoria e apoio
18.
SMED esta focada nas EMEF, esquecendo Escolas
Especiais
19.
Aprendizagem aquém do que deveria
20.
Acolhimento de alunos oriundos das Escolas Especiais
sem nenhum acompanhamento/adaptação destes por parte da Escola de origem/EJA
Análise
- Distância entre a situação
idealizada e a realidade
- Exclusão dos demais alunos para “tentar” atendimento de
alunos de inclusão
- Frustação dos
profissionais diante dos resultados
- Falta de estagiários e
alta rotatividade dos mesmos devido a baixa remuneração
- Falta segurança das
crianças nas turmas com alunos de inclusão
- Alunos são “jogados” na
sala de aula lotada, e o educador não tem auxílio
- Apoio deve corresponder à
necessidade dos alunos
- Alunos e educadores sujeitos às más condições físicas da escola
Proposições
1.
Nomeação de monitores e estagiários com formação
específica
2.
RH com formação específica
3.
RH exclusivo para atendimento pedagógico e de
saúde (higiene)
4.
Presença de psicólogo nas escolas
5.
Incentivar formação fora da escola
6.
Mais horas de SIR/LA
7.
Docência compartilhada nas turmas com alunos de
inclusão
8.
Reuniões periódicas sobre inclusão
9.
Projeto de inclusão em cada escola, adequada a
realidade
10.
Criação de redes e políticas públicas que
dialoguem com as escolas para atendimento
dos casos de inclusão social
11.
Fórum permanente da Rede (SMED, Escola Especial,
SIR, Escola Regular)
12.
Articular escola especial, SIR, Escola Regular
13.
Assessoria da SMED para inclusão social
14.
Estrutura adequada para o atendimento ao aluno
de inclusão
15.
Fazer avaliação mais minuciosa da estrutura da
escola, voltada para o aluno de inclusão
16.
Convênios com serviços de saúde
17.
Rede de atendimento global à saúde
18.
Escolas priorizarem projetos p/ PNE
19.
Construção de marcos legais para garantir e
legitimar os movimentos de alunos entre
as totalidades /EJA
20.
Diminuição do nº de alunos nas turmas com alunos
de inclusão
21.
Cumprir lei de acessibilidade
22.
SIR, PTE para EJA
23.
Abrir a discussão sobre importância das Escolas Especiais
na inclusão de alunos com deficiências
associadas, transtornos globais do desenvolvimento que produzem conhecimento,
numa visão ampliada da RME e não apenas centrada nas Escolas Especiais
24.
Atendimento da SIR e LA no mesmo turno da aula
25.
Rede de apoio à Escola para atender alunos com
transtornos que não são atendidos adequadamente pela saúde, que vivem em
ambientes de drogadição, da desestruturação familiar e de violência
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