Diagnóstico
1.
Falta de autonomia da Escola em relação às
decisões administrativas e pedagógicas
2.
Falta de segurança nas escolas
3.
Sucateamento dos prédios escolares
4.
Orçamento insuficiente do PAR
5.
Os PPPs encontram-se paralisados junto à
mantenedora
6.
Intervencionismo da SMED
7.
Falta de transparência nos critérios de RH
(remanejo, entre outros)
8.
Falta de autonomia das escolas para definir o
calendário escolar
9.
Falta de autonomia na avaliação dos alunos, no
sentido de uma assessoria pedagógica sistemática nas escolas
10.
Ausência de uma proposição pedagógica concreta
orientada para uma educação de qualidade
11.
Ausência de diálogo entre SMED e professores
12.
Recursos financeiros engessados
13.
Falta de pessoal nas escolas
14.
Falta de um projeto político-pedagógico na rede
municipal
Análise
1.
Descontentamento e desestruturação do que já foi
discutido e planejado
2.
Excesso de interferência da mantenedora nas
decisões da comunidade escolar
3.
Retirada da guarda municipal das escolas
4.
Desrespeito e desconsideração com o trabalho dos
profissionais em educação e comunidade escolar
5.
Déficit de pessoal nas escolas
6.
A comunidade escolar sente-se desrespeitada e
fragilizada por imposições de normas e determinações que visam apenas o
controle e não explicitam o seu significado
7.
A ausência de diálogo entre professores e SMED
traz prejuízos a toda a comunidade escolar
Proposições
1.
Respeito às decisões do coletivo
2.
Gozo de LP
3.
Hora atividade para professores e monitores da
EMEIs
4.
Compensação semanal para profissionais das EMEIs
5.
Recesso para profissionais das EMEIs
6.
Designação de professores especializados para
EMEIs
7.
Difícil acesso para profissionais das EMEIs
8.
Plano de carreira para os funcionários e
monitores
9.
Discussão e definição de nova política de RH
10.
Destinação de verbas para melhorias e reformas
nas estruturas dos prédios escolares.
11.
O orçamento deve garantir a qualidade do serviço
e do material utilizado.
12.
Retomada do trabalho de assessoria às escolas
13.
Retomada do encontro entre as escolas especiais
14.
O orçamento deve garantir a qualidade do
material a ser adquirido pelas escolas e do serviço contratado
15.
Encaminhamento e aprovação dos PPPs das escolas
ao CME
16.
Estabelecimento e divulgação dos critérios
utilizados para mobilidade de RH na rede.
17.
Respeito às instâncias democráticas construídas
nas escolas
18.
Suprir a falta de RH antes do início do ano
letivo
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