segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tema em debate: Gestão democrática




Diagnóstico
1.       Falta de autonomia da Escola em relação às decisões administrativas e pedagógicas
2.       Falta de segurança nas escolas
3.       Sucateamento dos prédios escolares
4.       Orçamento insuficiente do PAR
5.       Os PPPs encontram-se paralisados junto à mantenedora
6.       Intervencionismo da SMED
7.       Falta de transparência nos critérios de RH (remanejo, entre outros)
8.       Falta de autonomia das escolas para definir o calendário escolar
9.       Falta de autonomia na avaliação dos alunos, no sentido de uma assessoria pedagógica sistemática nas escolas
10.   Ausência de uma proposição pedagógica concreta orientada para uma educação de qualidade
11.   Ausência de diálogo entre SMED e professores
12.   Recursos financeiros engessados
13.   Falta de pessoal nas escolas
14.   Falta de um projeto político-pedagógico na rede municipal

Análise
1.       Descontentamento e desestruturação do que já foi discutido e planejado
2.       Excesso de interferência da mantenedora nas decisões da comunidade escolar
3.       Retirada da guarda municipal das escolas
4.       Desrespeito e desconsideração com o trabalho dos profissionais em educação e comunidade escolar
5.       Déficit de pessoal nas escolas
6.       A comunidade escolar sente-se desrespeitada e fragilizada por imposições de normas e determinações que visam apenas o controle e não explicitam o seu significado
7.       A ausência de diálogo entre professores e SMED traz prejuízos a toda a comunidade escolar


Proposições

1.       Respeito às decisões do coletivo
2.       Gozo de LP
3.       Hora atividade para professores e monitores da EMEIs
4.       Compensação semanal para profissionais das EMEIs
5.       Recesso para profissionais das EMEIs
6.       Designação de professores especializados para EMEIs
7.       Difícil acesso para profissionais das EMEIs
8.       Plano de carreira para os funcionários e monitores
9.       Discussão e definição de nova política de RH
10.   Destinação de verbas para melhorias e reformas nas estruturas dos prédios escolares.
11.   O orçamento deve garantir a qualidade do serviço e do material utilizado.
12.   Retomada do trabalho de assessoria às escolas
13.   Retomada do encontro entre as escolas especiais
14.   O orçamento deve garantir a qualidade do material a ser adquirido pelas escolas e do serviço contratado
15.   Encaminhamento e aprovação dos PPPs das escolas ao CME
16.   Estabelecimento e divulgação dos critérios utilizados para mobilidade de RH na rede.
17.   Respeito às instâncias democráticas construídas nas escolas
18.   Suprir a falta de RH antes do início do ano letivo

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